06/03/2014 - Pinhal Preto recebe escola que atenderá 300 alunos

O governo estadual entregou na última quinta-feira (13), o novo prédio do Colégio Estadual Albano Martins, na comunidade de Pinhal Preto. A entrega contou com a presença do governador Beto Richa, que estava acompanhado do vice-governador e secretário estadual de Educação Flávio Arns e deputados estaduais. O Governo do Paraná investiu R$ 3 milhões na nova sede, que representa uma nova realidade para os 300 alunos. O antigo prédio era uma estrutura de madeira, que não oferecia conforto e segurança para os estudantes. Agora, a escola conta com oito salas de aula, laboratórios de informática e de ciências, salas administrativas, quadra poliesportiva, refeitório e biblioteca. Todos os alunos são atendidos com transporte escolar.

“É muito importante entregar essa nova sede do colégio, porque a realidade em que os alunos se encontravam era muito precária, era um desrespeito para a educação do Paraná”, afirmou o governador no encontro com o prefeito Luiz Carlos Vosniak, (Luizinho) alunos e professores do colégio e a comunidade de Reserva. “Esse novo prédio confere qualidade ao ensino destes jovens e demonstra o caráter humano do governo. Aqui os alunos, professores e funcionários têm segurança comodidade e conforto”, disse Richa. “A inauguração dessa escola ficará na história do nosso município”, afirmou o prefeito Vosniak.

O prefeito Luiz Carlos Vosniak disse que Reserva tem baixo IDH e possui grande extensão territorial. “Essas características explicam a importância da educação e a presença de uma boa escola nesta comunidade, para atender aos alunos da área rural”, afirmou o prefeito. Ele afirmou que a construção do novo prédio atendeu a antiga e importante reivindicação do município. “Todas as necessidades de Reserva são atendidas, sem exceção, pelo governo estadual”, afirmou.

A diretora do Colégio Albano Martins, Vera Lúcia Campos, contou que o novo prédio estava para ser construído desde 1998. As obras começaram em fevereiro de 2012. “Na outra estrutura os alunos corriam risco. “Pensar em educação é oferecer um espaço físico adequado, que garanta o resultado pedagógico. Segundo a diretora, além da comunidade de Pinhal Preto, a escola atende também atende a alunos das comunidades de Casagrande, Laranjal, Baixa Fundo, Marrecas, Barra Bonita, Chapadão, Terra do Pinhão e Caiçara. E também alguns de Cândido de Abreu.

Matéria: Candido de Matos Gomes
Foto: Professora Sandra Barbosa