26/04/2014 - Em Reserva, inicia a temporada 2014 dos Jogos Escolares

“Quem participa dos Jogos Escolares lembra desta experiência durante toda a sua vida. É uma festa em que os alunos paranaenses usam o esporte como plataforma para a integração e qualidade de vida”. Foi assim que o secretário do Esporte, Diego Gurgacz, definiu os Jogos Escolares do Paraná, a maior competição escolar estadual da América Latina que começou nesta sexta-feira, dia 25, simultaneamente em 14 municípios do Estado e que vai até dia 1 de maio.

O secretário prestigiou a cerimônia de abertura da fase regional em Reserva, município conhecido como a capital do tomate e distante cerca de 220 quilômetros da capital Curitiba. Em seu discurso, Diego exaltou o legado dos Jogos Escolares e deu as boas-vindas aos estudantes, professores e toda a comunidade que encheu o ginásio Chicão, no centro da cidade. “É bonito de ver a vontade que vocês têm quando estão participando dos Jogos Escolares. É uma competição bastante antiga que formou grandes atletas durante todos estes anos – alguns deles, inclusive, campeões olímpicos. Se eles conseguiram, vocês também podem! Independentemente do resultado que vocês conquistem aqui continuem sempre a correr atrás de seus sonhos”, disse Diego.

Esta é a segunda vez que Reserva recebe uma fase regional dos Jogos Escolares do Paraná. Para o prefeito Luiz Carlos Vosniak o momento é de preparação para a cidade que está buscando mais visibilidade no âmbito esportivo estadual e que já começa a colher os primeiros frutos: dezenas de bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná, o maior programa estadual de incentivo ao esporte do Brasil, residem, treinam e estudam na cidade. “Para nós é uma satisfação imensa ter a honra de sediar esta competição para os jovens da nossa região. Contar com este apoio do Governo do Estado mostra que todos estamos olhando na direção do esporte. Nós sempre participamos dos Jogos, mas sediar dá uma emoção diferente. A expectativa é a melhor possível e tenho certeza que nossa estrutura vai atender a demanda de forma convincente”, disse o prefeito.
A fase regional em Reserva vai apresentar apenas quatro modalidades: atletismo, tênis de mesa e xadrez nas individuais e, representando as coletivas, o futsal. A competição começa neste sábado, dia 26, a partir das 8h com os jogos de futsal, no Chicão. Logo após, às 9h, o xadrez no CEMAG. O atletismo vai acontecer no estádio Hilário Hornung e só começa no domingo, dia 27. Fechando a competição, os duelos no tênis de mesa só começa dia 28, segunda-feira. A regional em Reserva deverá encerrar na terça-feira, 29.

O município de Telêmaco Borba, que também faz parte do Núcleo Regional de Ponta Grossa, não vai participar da fase regional dos Jogos Escolares em Reserva porque já está classificada para a fase macrorregional do torneio. “As escolas de Telêmaco vão entrar direto na fase macrorregional porque o município será sede daquela fase. Mas mesmo sem Telêmaco temos um número razoável de escolas: ao todo são 22 colégios correndo atrás das vagas para a próxima fase dos Jogos Escolaress”, avisa Miguel Dobrandowski, coordenador dos JEPs em Reserva.

Seis municípios estão representados na capital do tomate. Além dos anfitriões estão participando desta edição as escolas dos municípios de Imbaú, Sapopema, Ortigueira, Curiúva e Ventania.

Paraná Saudável
Antes da cerimônia de abertura oficial dos Jogos Escolares, o prefeito Vosniak recebeu do secretário Diego Gurgacz duas balanças para medir peso e altura dos alunos. O município recebeu o equipamento porque foi um dos que recebeu os agentes do Paraná Saudável, programa que previne a prevalência de obesidade infantil nos alunos das escolas paranaenses e que desde 2012 está sendo executado no Paraná.
“Em nome do Governador Beto Richa, a Secretaria do Esporte e Turismo entrega estas balanças ao município de Reserva por ter colaborado com o programa Paraná Saudável, um dos únicos programas estatais no mundo preocupados com a circunferência dos jovens em idade escolar. Temos números preocupantes no nosso estado e antes que se tornem irreversíveis, nós estamos atuando. Sabendo a causa do problema (obesidade) podemos chegar de forma muito mais certeira às soluções e é por isso que este programa é tão importante para a população”, afirmou Diego.

As duas balanças foram entregues aos diretores das escolas municipais Marcos Lemes e Maria de Miranda.
A fase regional dos Jogos Escolares do Paraná é realizada pelo Governo do Estado através de ações integradas entre as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte e Turismo, com apoio dos Núcleos Regionais de Educação e do Esporte e das prefeituras que sediam a competição.
Da Agência Estadual de Notícias do Paraná.