03/11/2014 - SEMEC PROMOVE ENCONTRO COM OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELAS ESCOLAS DURANTE O ANO LETIVO

A Secretaria de Educação e Cultura com o apoio da Prefeitura Municipal de Reserva promoveu no dia 29 de outubro, o encontro para apresentação dos Projetos realizados durante o ano letivo pelos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O evento contou com a presença do prefeito municipal Luiz Carlos Vosniak, do professor do Instituto Mundo Melhor Nei Alberto Salles Filho, da coordenadora do Instituto Erica Cristina Lemes e demais profissionais das escolas municipais. Os trabalhos realizados pelas escolas partiram do tema “Educação para a Paz como Caminho da Infância” onde cada instituição de ensino desenvolveu diferentes Projetos, cujo objetivo principal era conscientizar a comunidade escolar e a sociedade da importância de viver coletivamente e consigo mesmo de forma mais pacífica, tendo como princípio o diálogo e a vivência a partir dos valores. Diariamente os temas foram abordados no ambiente escolar levando em consideração a faixa etária de seus estudantes, utilizando diferentes metodologias e aulas vivenciais como: dramatizações, teatros de fantoches, passeatas, palestras, músicas, contos, filmes, dinâmicas, jogos cooperativos, etc.

No evento, a Secretaria de Educação e Cultura homenageou as instituições de ensino através da entrega de uma placa simbólica em honra e mérito pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB/MEC dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para as escolas:

Escola Rural Municipal Marcos Lemes - EF – ano 2013 IDEB – 6.4

Escola Municipal Luíza Almeida Ferreira - EF – ano 2013 IDEB – 6.0

Escola Municipal Frei Thomaz - EF – ano 2013 IDEB - 5.2

Escola Municipal Ataíde Mendes Batista - EF – ano 2013 IDEB – 5.1

Escola Municipal Coronel Rogério Borba – EI e EF – ano 2013 IDEB 5.0,

Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos – EF – ano 2013 IDEB - 4.4

E o resultado do IDEB do município de Reserva – ano 2013 – 5.1

Nossos agradecimentos a todos que contribuíram para o desenvolvimento da educação, bem como pelo empenho e dedicação em busca de uma sociedade mais pacífica, pois com o trabalho árduo colaboraram para o aumento do respeito entre estudantes e professores, melhoria na cooperação e na capacidade para resolver conflitos, maior motivação para aprender, diminuição da agressão, aumento do respeito e da atenção, contagiando a todos para uma cultura de paz.