11/06/2015 - Conferência dá voz às crianças de Reserva e elas pedem paz

Mais de 100 crianças participaram da conferência livre e mostraram que a violência é a principal preocupação

Para se discutir os direitos das nossas crianças e garantir uma política pública de qualidade, nada mais democrático e eficiente do que ouvi-las. Por isso foi organizada no Barracão Sociocultural, no dia 26 de maio, a Conferência Livre das Crianças do município de Reserva.

A conferência reuniu aproximadamente 120 crianças, entre 8 e 12 anos, da APAE, das escolas municipais Frei Thomaz e Evangelina, além das atendidas pelo projeto social da Comunidade Rural de Erval de Cima.

Com atividades lúdicas, elas debateram junto à professora Luciana Vieira, diretora da Escola Especial Mãos de Luz, questões como respeito, dignidade e o direito à vida, à saúde, ao esporte e ao lazer.As crianças fizeram desenhos sobre os direitos que elas gostariam de ver colocados em prática. Nas ilustrações e nas apresentações, elas pediram paz e moradias com mais amor e carinho. Pleitearam, ainda, quadras de esporte, parques de diversão e uma biblioteca na cidade.

As reivindicações apresentadas nesse encontro serão levadas para a Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, que será na próxima segunda feira, 15 de junho, no Clube Reservense. Essa Conferência vai definir as políticas públicas do município de Reserva para a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Toda a comunidade está convidada a participar.