06/07/2015 - Conferência Municipal de Educação em Reserva Paraná

A Prefeitura Municipal de Reserva através da Secretaria de Educação e Cultura realizou na terça-feira dia 16 de junho de 2015, a Conferência Municipal de Educação. O evento ocorreu no Salão Paroquial São Francisco, situado à rua Marechal Floriano Peixoto, s/n e contou com a participação de Coordenadora do PME, Secretaria Executiva do PME, Consultor Alysson Padilha, autoridades educacionais do Núcleo Regional de Telêmaco Borba, diretores, professores, pais, alunos e a comunidade em geral. Marcaram presença o Secretário Municipal de Educação e Cultura Sr Geraldo Makoulhi, Vice-prefeito Municipal Sr Germano MillarchBarbosa.

Conferência Municipal de Educação

O Secretário Municipal de Educação Sr Geraldo Makoulhi, mencionou o grande trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura, enfatizando a importância da projeção educacional para o município e de todo o trabalho de construção do PME, agradeceu o empenho de sua equipe técnica e comunidade civil, na construção do Plano Municipal de Educação, declarou a abertura da Conferência Municipal de Educação. Em seguida todos os convidados, se direcionaram as Câmaras Temáticas de acordo com o credenciamento para a realização de Plenárias por metas.

O Plano Municipal de Educação trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). O PME abrange não somente a educação na rede municipal de ensino, mas deve estabelecer diretrizes e metas para o Ensino Médio e para a Educação Superior no município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização. Deve ser elaborado em consonância com o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município. O PME foi instituído por 20 metas sendo as seguintes: meta 1 - Educação Infantil; meta 2 – Ensino Fundamental; meta 3 – Ensino Médio; meta 4 – Educação Especial e Inclusa; meta 5 – Alfabetização; meta 6 – Educação Integral; meta 7 – Aprendizado Adequado na Idade Certa; meta 8 - Escolaridade Média; meta 9 – Alfabetização e Alfabetismo Funcional de Jovens e Adultos; meta 10 – EJA integrada à Educação Profissional; meta 11 – Educação Profissional; meta12 – Educação Superior; meta 13 – Titulação de Professores da Educação Superior; meta 14 – Pós-graduação; meta 15 – Formação de Professores; meta 16 – Formação Continuada e Pós-graduação de Professores; meta 17 – Valorização do Professor; meta 18 – Plano de Carreira Docente; meta 19 – Gestão Democrática; meta 20 Financiamento da Educação.

No período da tarde, o Plano Municipal de Educação Documento – Base, foi à plenária para votação geral e obteve sua aprovação.

A Conferência Municipal de Educação marcou a etapa final de construção popular do Plano Municipal de Educação de Reserva 2015/2024. É um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos.

Conferência Municipal de Educação