09/11/2015 - Reserva recebe Fórum Regional de Assistência Social

Representantes de 18 municípios da região vêm a Reserva debater a situação dos trabalhadores da Assistência Social

Nesta quarta feira, 11 de novembro, Reserva sedia a reunião descentralizada do Fórum Regional de Assistência Social. O encontro será no Barracão Sociocultural, na rua Cândido de Abreu s/n, ao lado do Conselho Tutelar, das 9h às 17h. Toda a comunidade está convidada a participar.

Representantes de secretarias de assistência social de 18 municípios da região vão se reunir para discutir o trabalho dos profissionais que atuam no SUAS (Sistema Único de Assistência Social). “Os municípios gastam muito dinheiro com cargos comissionados, sem compromisso com a Assistência Social. Não fazem concurso para contratar os profissionais exigidos pelo SUAS, como assistentes sociais e psicólogos. E quem sofre com isso é a população, que fica sem atendimento adequado”, ressaltou a assistente social e coordenadora do evento, Telma Viana da Cruz.

Realização de concursos públicos para contratação de servidores para a Assistência Social, formação de equipes de referência, fortalecimento da categoria e a criação de um plano de carreira estão entre os temas que serão abordados no encontro.

“Os municípios precisam investir em políticas públicas para garantir um serviço continuado à população. O problema é que ainda hoje a Assistência Social é vista como uma política de favores. Enquanto ela continuar sendo usada como politicagem, não tem como haver desenvolvimento social. E os direitos básicos dos cidadãos não são garantidos”, explicou a assistente social.

Os participantes do evento vão fazer um levantamento da situação dos trabalhadores da categoria para apresentá-lo ao Governo do Estado.