Mutirão contra a poliomielite e outras vacinas neste sábado (20) para crianças e adolescentes

Publicado em: 15/08/2022 11:04 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Atenção para menores de cinco anos que não estão protegidos contra a poliomielite

A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária programou para o próximo sábado (20) um novo mutirão de vacinas para os públicos de dois meses a 15 anos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na cidade, das 8h às 16h. Trazer a carteirinha. No interior segue a orientação do enfermeiro local.

Os imunizantes contra tétano, coqueluche, rotavírus, meningite, sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, varicela, hepatites e febre amarela serão aplicados de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Em relação ao Coronavírus, a campanha continua no próximo dia 22 no novo modelo quinzenal de distribuição.

Graças às vacinas, a Região das Américas foi a primeira do planeta a eliminar doenças como poliomielite (em 1994), rubéola e síndrome da rubéola congênita (em 2015) e tétano neonatal (em 2017). A diminuição da cobertura vacinal vem ressurgindo doenças tidas como do passado, como o sarampo.

O país havia ficado livre da transmissão autóctone (que ocorre dentro do território nacional) do vírus causador dessa doença em 2016. Porém, a combinação de casos importados de sarampo com a baixa cobertura vacinal levou o Brasil a ter um surto, que desde 2018 tirou a vida de 40 pessoas, principalmente crianças.

Texto: Alan Prodelik

Vacinação foto criado por freepik - br.freepik.com">