Prefeitura agradece pelo sucesso da 7ª Festa do Produtor Rural

Publicado em: 21/09/2022 16:29 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Centro de Eventos contou com megaestrutura na exitosa parceria entre Prefeitura Municipal e Sindicato Rural

O prefeito Lucas Machado divulgou em suas redes sociais ontem (19) um vídeo  de encerramento sobre a 7ª Festa do Produtor Rural, que terminou anteontem  (18). Segundo a Defesa Civil e organizadores, aproximadamente 15 mil pessoas prestigiaram nos três dias.

‘’Quero agradecer a todos que participaram desta grande festa, com grandes shows [...] os produtores rurais o meu agradecimento, ao Sindicato Rural, que promoveu  junto conosco esta grande festa. Agradeço também na pessoa do [Antônio Valdemir] Roberto e toda a diretoria, as Polícias  Militar e Rodoviária, a saúde, o pessoal da Defesa Civil  e as equipes da prefeitura e terceirizados’’, enumerou o mandatário.

O evento começou às 20h com abertura oficial em que estiveram várias autoridades, entre elas o prefeito, a vice-prefeita Ana Maria Pachalki  e o presidente do sindicato, prosseguindo com  apresentação de artistas locais Herança do Paraná e Wanderson Gurski, pela primeira vez foram remunerados em eventos  da administração municipal, em uma ação do Sindicato Rural com apoio da Secretaria de Educação e Cultura. Terminou o primeiro dia com as garotas do Leth´s beat.

No sábado (17) pela manhã uma equipe da Secretaria de Obras usou  rolo compactador para melhorar o local, prejudicado pelas chuvas dos dias anteriores.  A diversão continuou com o parque de diversões e diversas barracas nos três dias, à noite Projeto  Social Bem Estar de zumba levantou o público na praça de alimentação, na sequência os shows sertanejos com Niko Lopes,  Stefanie e Rafa no palco menor e encerrou às 22h  na companhia de Carreiro e Capataz. Apesar do frio e temperaturas abaixo de 10º, não desanimaram e houve grande público. Os cantores de fora chamaram a  dupla reservense  Valéria Lemes e Kanandra para uma participação no palco principal.

Com chave de ouro

No domingo (18)  e último dia da festa, as atividades começaram  às 10h com tratoraço, saindo em frente ao  Banco do Brasil até o Centro de Eventos, 13h  Grupo Inovação trouxe mais clima campeiro. Antes da apresentação de   Fernando e Sorocaba transbordarem de animação, com Sorocaba aparecendo no meio do povo, em um dos pontos altos da apresentação, o Grupo Origem de dança folclórica gaúcha fez o esquenta.

A entrada era franca e só pagava o estacionamento de R$ 20, outros valores eram de proprietários privados e sem a participação dos organizadores.  O sucesso foi gigante que muitos donos de veículos deixavam nos acostamentos ou barrancos por conta da grande demanda.  A expectativa para duas festas em 2023, do aniversário de Reserva em março e a 8ª edição da Festa do Produtor Rural, com apoio do Sindicato Rural.

Em relação à campanha  de mantimentos antes no show do Fernando e Sorocaba, o Sindicato Rural ainda está contabilizando e será divulgado em nossas redes sociais em breve.

Panorama

O município tem mais de 27 mil habitantes e 48%  da população na zona rural, sendo o setor agropecuário ocupando 56% do trabalho no interior e depois a agricultura familiar. Outros destaques são as hortaliças em geral, o tomate, pepino, repolho, couve, rúcula e outras comestíveis. Reserva possui aproximadamente  680 agricultores,  500 famílias trabalhando diretamente no campo e pouco mais de 4 mil cadastros ativos de produtores rurais,  segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e Secretaria Municipal de Agricultura.

Texto: Alan Prodelik

Fotos: Alan Prodelik e Ana Júlia C. Sperafico