Pólio: Vacinação sobe para 61% em Reserva; campanha termina no próximo dia 30

Publicado em: 23/09/2022 10:15 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

A proteção está disponível em todas as unidades de saúde na cidade às segundas, quartas e sextas-feiras

A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária divulgou ontem  (22) um novo balanço sobre a vacinação contra a poliomielite. A gotinha foi distribuída para mais de 1083 meninos e meninas de um a cinco anos incompletos. A campanha termina na próxima sexta-feira (30).

Os números melhoraram desde 9 de setembro, o percentual era de 51% pulou para 61%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) deseja uma cobertura de 95%, portanto, Reserva está 34% longe da meta. Os pais ou responsáveis devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, das 8h às 11h30 e 13h às 16h30 com a carteirinha, nas segundas-feiras, quartas e sextas-feiras. No interior segue a orientação do enfermeiro local.

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) alertou ontem (21) que Brasil, República Dominicana, Haiti e Peru correm um risco extremo da volta da doença, erradicada em nosso país desde 1994.

A poliomielite foi responsável por vários surtos até a descoberta da primeira vacina em 12 de abril de 1955 pelo cientista norte-americano Jonas Salk. Inicialmente era de forma injetável e com 80% de eficiência. Menos de dez anos depois, o também americano Albert Sabin desenvolveu outra vacina com maior prevenção, agora via oral, a popular gotinha que conhecemos.