Agricultura projeta selo de qualidade municipal

Publicado em: 24/05/2022 13:13 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

No distrito do Rio Novo, secretário ouviu produtores rurais e visitou agroindústria

O Secretário de Agricultura, Ediam Carlos Groto, com a equipe de Desenvolvimento Local visitaram na última sexta-feira (20) a agroindústria de Queijos Viana, que tem sua sede no distrito do Rio Novo e produz queijos artesanais, comercializados localmente e nos municípios vizinhos. Propôs a criação Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Participaram também técnicos do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater). Durante a visita a equipe abordou sobre a importância do município, fornecer um selo de garantia às agroindústrias de processamento animal e vegetal, pois além de garantir a qualidade e segurança alimentar destes produtos, oportunizaria a estes produtores a possibilidade de participarem de programas governamentais oficiais de compra direta, impulsionando o aumento significativo da economia local.

‘’Além garantir a qualidade do produto e aumentar a credibilidade junto ao consumidor, o produto poderia ser comercializado também nos mercados e mercearias, aumentando assim o valor agregado do produto e o volume de venda, deixando de ser comercializado somente porta a porta’’, disse Otávio Viana, produtor rural.

O SIM (Serviço de Inspeção Municipal) está em fase de planejamento.

Outro objetivo da visita junto ao produtor rural, é de acompanhamento do processo de transformação final do produto, como ele é comercializado, se possui selo de comercialização e de que maneira o município junto com os órgãos de responsáveis, podem estar ajudando neste processo.