Reserva consegue empréstimo pioneiro no BID

Publicado em: 13/06/2022 18:13 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

De acordo com o Banco do Brasil, do qual intermediou a negociação e será a instituição financeira da conta, o município é o primeiro do país nessa modalidade

O prefeito Lucas Machado anunciou na última quinta-feira  (9) em vídeo nas redes sociais a confirmação do empréstimo de R$ 4 milhões concedidos pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento  (BID). Serão usados na compra de maquinários para melhorias nas estradas rurais.

‘’Há vantagens como prazo de pagamento e juros baixos. É muito difícil conseguir e só foi possível ingressar graças ao trabalho da Secretaria de Administração e Finanças, em que as contas do município estão em dia e a contabilidade muito bem-feita’’, disse o prefeito.  O primeiro encontro ocorreu em  11 de março. O processo contou com apoio da Câmara dos Vereadores.

O BID é parceiro de governos federal e estadual e agora coopera com municípios através do Programa BB de Eficiência Municipal (Progreinfra) e o município integra o seleto grupo por sua gestão consciente com os gastos públicos. ‘’ Reserva foi escolhida por ter um relacionamento estreito com o BB e por ter cumprido todos os requisitos de crédito e alinhamento’’, diz Heron Severo Moleta, consultor de negócios com o setor público do Banco do Brasil.

Reserva, na escala ABC do Índice de Crédito de Liquidez, possui a melhor nota, A.

São mais de três mil quilômetros em trajetos, sendo um dos maiores em extensão do Paraná. A administração vem licitando vários equipamentos mesmo antes desse empréstimo. Caminhões, britadeira e outros, neste mês recebeu do presidente de Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano, a maior escavadeira de sua história.

‘’Esses R$ 4 milhões serão usados para comprar maquinários para atender as demandas das estradas que são desafiadoras e exigem equipamentos melhores para atender a população inteira. Agradeço a Câmara de Vereadores, as equipes de finanças, planejamento e do Banco do Brasil que ajudaram nessa grande conquista’’, continuou o prefeito.

BID e sua história

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma organização financeira internacional com sede na cidade de Washington, EUA, criada no ano de 1959 com o propósito de financiar projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial regional na área da América Latina e o Caribe.

As áreas atuais de intervenção do Banco incluem três desafios de desenvolvimento – inclusão social e equidade, produtividade e inovação e integração econômica – e três temas transversais – igualdade de gênero, mudança climática e sustentabilidade do meio ambiente, e capacidade institucional do estado e estado de direito.