Secretaria Municipal de Saúde realiza quase 27 mil consultas em 8 meses

Publicado em: 10/06/2022 15:12 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Transporte de pacientes soma 8 mil no período; Telêmaco Borba, Curitiba e Ponta Grossa são os principais destinos

Em Audiência Pública realizada na última segunda-feira (6) na Câmara de Vereadores, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) fez um balanço das atividades (arquivos no final da página) dos últimos quatro meses de 2021 e do primeiro quadrimestre de 2022. A presidente é Luciane Vieira e a secretária Thais Didek também faz parte.

Foram 13.674 consultas médicas no último quadrimestre e outros 13.202 de janeiro a abril deste ano. Os atendimentos dos enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e interior somam 12.441 e 2.679, respectivamente. O tempo para aguardar ser chamado diminuiu para meia hora em média. Hoje há dois plantonistas no Pronto Atendimento Municipal (PAM).

‘’A diferença de um quadrimestre para o outro na questão dos enfermeiros pode ser explicada por alguns fatores, a covid-19 que diminuiu drasticamente na época. Além disso, no final do ano passado houve campanhas dos preventivos e testes básicos, sendo o setor de enfermagem o responsável’’, explica Thais Didek.

A atual administração modificou a equipe que coordenava a lista de espera. Muitos casos de pessoas que faleceram antes de serem chamadas. Havia pacientes esperando desde 2018. Essa mudança vem surtindo efeito. Nos oito meses pesquisados, quase nove mil munícipes viajaram de ônibus, ambulâncias, micro-ônibus, vans e carros para consultas e tratamentos em viárias cidades. Telêmaco Borba, Curitiba e Ponta Grossa são os principais destinos.

A concentração de atendimentos de saúde ficou no PAM. Só no início de 2022 foram 10.319 pessoas atendidas, sendo 204 procedimentos de enfermagem. Em relação aos exames feitos por convênios ou laboratórios contratados, 25.791 pacientes fizeram de graça nos oito meses computados.

Regionalmente, o município faz parte do CimSaúde e do GSUS, o primeiro é uma parceria da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e o segundo, do governo do Paraná. Desde abril contamos também com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo telefone 192.