Secretaria estima 3 toneladas de lixo eletrônico recolhidos em campanha

Publicado em: 18/07/2022 14:07 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Foi realizada no último sábado (16) a primeira campanha de recolhimento exclusivo de lixo eletrônico promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na Praça Frei Ivo Bonamigo. A população foi convidada para descartar produtos em desuso como TVs, celulares, computadores, micro-ondas e são estimadas três toneladas, sendo que nesta semana serão retiradas de escolas e repartições públicas.

Os equipamentos eletrônicos que foram aceitos são divididos em quatro categorias e por cores, a linha verde são celulares, notebooks, impressoras, mouses, teclados, computadores de mesa. Na linha azul os eletroportáteis em geral, batedeiras, liquidificadores, feros elétricos. Na linha marrom as televisões de tubo, plana, Smart TV, monitores, equipamentos de áudio e vídeo. Na linha branca os itens que costumam ter em cozinhas e lavanderias, como freezer, geladeiras, fogões, micro-ondas, máquinas de lavar.

Existe um serviço oferecido pela prefeitura com agendamento nos números 3276-2934 e 99911-1196 para equipamentos pesados, principalmente da linha branca. ‘’Morador que tenha interesse em se desfazer de geladeira, por exemplo, conta com essa facilidade do agendamento’’, diz o secretário Ediam Carlos Groto.

O destino final será uma empresa especializada em descarte ecológico. Além do secretário, o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Paulo Renó e Leonardo Alvarez, representando a ViraSer de empreendedorismo ambiental, estiveram conduzindo a campanha. O resultado oficial será divulgado na semana que vem nas redes sociais da prefeitura.

Reciclagem

Atualmente o município conta com uma cobertura de 60% de coleta seletiva e no final de junho recebeu do governo do Paraná mais um caminhão-baú de coleta, que vai expandir para a Zona Rural o atendimento com apoio da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Anta Gorda (Acamarango).

Outro projeto sustentável em andamento é o Papa-Pilha. Todas as turmas das escolas municipais estão trazendo de suas casas pilhas e baterias usadas e colocadas em um recipiente chamado Papa-pilha. A sala mais engajada vai ganhar um piquenique no Sítio Santa Bárbara no final do ano em parceria com uma instituição financeira.