Atualização na carteira de vacinação acontece neste sábado (30)

Publicado em: 25/07/2022 14:41 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Tétano, hepatite, poliomielite, febre amarela, gripe e muitas outras estarão disponíveis em um horário diferenciado

A Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária confirmou para este sábado (30) a realização da campanha ‘Vacina Mais’, das 9h às 21h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Centro e Ferreira. Serão ofertadas mais de 30 vacinas que compõe o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Indivíduos a partir dos dois meses podem ser vacinados.

Graças às vacinas, a Região das Américas foi a primeira do planeta a eliminar doenças como poliomielite (em 1994), rubéola e síndrome da rubéola congênita (em 2015) e tétano neonatal (em 2017). Além disso, muitas empresas exigem a vacinação em dia para contratação ou manutenção de emprego.

A diminuição da cobertura vacinal vem ressurgindo doenças tidas como do passado, como o sarampo. O país havia ficado livre da transmissão autóctone (que ocorre dentro do território nacional) do vírus causador dessa doença em 2016. Porém, a combinação de casos importados de sarampo com a baixa cobertura vacinal levou o Brasil a ter um surto, que desde 2018 tirou a vida de 40 pessoas, principalmente crianças.

Os imunizantes contra a covid-19 também serão aplicados para todos os públicos liberados pela Anvisa, inclusive crianças de três e quatro anos.