Agência do Trabalhador participa de formatura do CIEE/PR de jovens aprendizes

Publicado em: 13/09/2022 14:19 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

A capacitação teórica foi realizada no Polo UAB uma vez por semana durante 16 meses

O CIEE/PR (Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná) formou cinco jovens no Programa de Aprendizagem, voltado para jovens de 14 a 24 anos, em parceria com a Agência do Trabalhador. O evento ocorreu ontem (12) no Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) e contou com a presença da vice-prefeita Ana Maria Pachalki.

Os formandos já estão empregados em supermercado da cidade. O curso durou 16 meses, sendo quatro dias de capacitação prática na empresa e um dia de capacitação teórica pelo CIEE/PR. Na cidade de Reserva nós temos o curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos. Além das disciplinas gerais, nós temos as especificas de administração, dentro do escopo todas as partes de informática, português, matemática, tudo voltado ao mercado de trabalho’’, exemplificou Aline Ferreira Gomes, consultora comercial do CIEE Paraná.

Estiveram também presentes Secretários Municipais, a gerente da Agência do Trabalhador Eni Rosas, o Supervisor Regional e a coordenadora do CIEE, Giuliano Marcelo Borges e Luciane de Fátima Oliveira, respectivamente. A parceria já beneficiou mais de 25 jovens do município em empresas dos setores de supermercado e financeiro. Nesta data, nova turma foi iniciada, com 09 jovens, com o prazo de termino para março de 2024 e as inscrições foram encerradas com um dia. Serão inseridos em mais duas empresas locais.

A Secretaria de Assistência Social, através da secretária Melina Joslin Marochi, entregou na cerimônia a renovação da inscrição do CIEE/PR perante ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Quer ser parceiro?

A iniciativa busca enquadrar mais empresas no cumprimento da Lei de Aprendizagem, sancionada no ano 2000, que exige para médios e grandes empreendimentos 5% a 15% do quadro de funcionários com adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, principalmente das camadas mais vulneráveis. Microempresas são isentas da obrigatoriedade.

O empresário interessado pode realizar cadastro pelo site www.cieepr.org.br. ‘’Em nosso site, por exemplo, realiza um cadastro rápido, mas pode tirar dúvidas em nosso fale conosco, ainda pelo 0800-300-4300, ou ainda, presencialmente em nossas filiais, de Telêmaco Borba e Ponta Grossa. "Nós podemos auxiliar a empresa desde a seleção dos jovens, prestando orientações e todo o suporte necessário’’, explicou Giuliano Marcelo Borges, Supervisor regional do CIEE Paraná em entrevista recente.

Texto: Alan Prodelik

Fotos: Ana Júlia C. Sperafico