Prefeitura realiza Desfile Cívico do Bicentenário da Independência

Publicado em: 27/09/2022 11:36 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Houve uma mudança de última hora motivada por fortes chuvas

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu anteontem (25) o Desfile Cívico remarcado em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil no Ginásio de Esportes Chicão. A ideia era ser pelas ruas da cidade, mas o clima não colaborou.

Foi preciso transferir e adaptar a festividade. A cerimônia contou com o prefeito Lucas Machado, a primeira-dama Gabriela Szeremeta, a vice-prefeita Ana Maria Pachalki, a secretária da pasta Ruth Eliane Faustin, o assessor de planejamento Lucas Santana Bergmann, os vereadores Valdinei Souza e Sueli Justino; além de outros secretários, diretores de escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e departamentos compareceram. O ginásio estava cheio de pais e a comunidade em geral. Foram executados os hinos do Brasil e Reserva, na sequência um momento de reflexão religiosa, com a pastora da Igreja Evangelho Quadrangular, Bernadete Eidam Szeremeta.

‘’O Brasil não é um país perdido, não é um país falido ou destruído. Quem são os responsáveis pela sustentação desta nação? Você que está aí, a pessoa que está ao seu lado e eu, o Brasil somos nós. O futuro de Reserva e nação estão nas crianças iguais essas que irão desfilar. Não podemos perder o entusiasmo e devemos sempre incentivá-las’’, disse o mandatário em discurso.

A Secretaria de Educação abriu o desfile e o Colégio Teófila Nassar Jangada, do distrito de José Lacerda, fechou a caminhada. Atualmente a prefeitura mantém 11 escolas municipais, seis Cmeis e um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Escola Coronel Rogério Borba é a mais antiga do município, sendo com esse nome a partir de 1955, municipalizada em 1991. O governo do Paraná administra na cidade três colégios e o Cemag (Colégio Manoel Antônio Gomes) tem o posto de mais antigo em atividade, inaugurado em 1960.

Em contrapartida, o Cmei mais novo de Reserva desfilando foi o Paraíso Infantil, popularmente conhecida por supercreche, ativada em fevereiro deste ano.

Participação especial

convidada a renomada Banda Sinfônica do município de Pinhão, atual campeã geral do 29º Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras. ‘’Cada apresentação é especial, tem um sentido único. Ainda mais que tenho família aqui em Reserva’’, contou Rodrigo Corrêa Santos, fundador da banda em abril de 2001.

Texto e fotos: Alan Prodelik.