Município realiza campanha para castração gratuita de animais

Publicado em: 07/10/2022 11:16 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

A Prefeitura Municipal de Reserva, através do Departamento de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, informam que vem desenvolvendo o Programa de Esterilização de Cães e Gatos local desde 2021. Ano passado realizou a castração de 120 animais, tendo a meta de atender 200 procedimentos de esterilização para este ano.

O Programa prioriza a população de baixa renda inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), que possuem animais de estimação. Através do contexto de Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos bichos, na prevenção de abandono, evitando ninhadas indesejáveis, quanto à importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.

Neste ano o programa já atendeu 90 animais ao todo. Dentre estes alguns eram animais de rua, os quais 75 já foram adotados por algumas famílias com o apoio da ONG Sociedade Protetora dos Animais de Reserva. Os demais cães e gatos atendidos que não possuíam guarda responsável, foram devolvidos para o abrigo e alguns até mesmo voltaram para as ruas.

Os procedimentos estão sendo realizados por uma clínica veterinária da cidade, vencedora do pregão eletrônico nº 028/2022 através do contrato Nº 126/2022 à qual vem proporcionando à melhora na qualidade de vida dos pets dentro do programa de castração. ‘’Auxiliando diretamente no controle populacional dos animais de rua, evitando a competição de território e controlando ainda a disseminação de zoonoses entre animais como: esporotricose, leishmaniose, tumor venéreo transmissível canino (TVT), FIV e FeLV’’, explica Wellington Lacerda Ribeiro, médico-veterinário com especialização em clinica médica e cirúrgica de pequenos animais, responsável pela execução de intervenção cirúrgica do programa.

O agendamento para a esterilização é feito diretamente na Secretaria de Meio Ambiente, após a comprovação de inscrição nos programas sociais e outros critérios. Antes da intervenção, os tutores vão receber as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura. Após a castração, as famílias recebem gratuitamente a medicação pós-operatória e aplicação de microchip eletrônico de identificação animal, além de receberem todas as orientações para cuidados pós-procedimento.