SAMU realiza atendimento aéreo no Espigão Preto

Publicado em: 20/01/2023 14:50 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Esse benefício mantido pela Prefeitura vem revolucionando a saúde pública

Na manhã desta sexta-feira (20), a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreu uma vítima de capotamento de trator na localidade do Espigão Preto, zona rural do município.

Segundo relatos, o veículo tombou em cima de um rapaz de 29 anos e sofreu um trauma torácico. Foi acionado o transporte aéreo para o Hospital Regional de Ponta Grossa em estado grave. O SAMU está em operação no município desde o segundo trimestre de 2022 e fechou o ano passado com mais de mil atendimentos à população.

O serviço atende várias situações, como problemas cardiorrespiratórios, intoxicação e envenenamento, queimaduras, maus tratos, trabalho de parto que haja perigo, tentativa de suicídio, crises hipertensivas e dores no peito/AVC, acidentes com vítimas,afogamentos, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, agressões com armas de fogo ou brancas, soterramento ou desabamento, transferência entre hospitais de pacientes em estado grave, crises convulsivas e outras ocorrências que podem evoluir em morte.

Existem situações que não precisam do atendimento de urgência, como febre prolongada, dores crônicas, vômito e diarreia, para levar paciente em consulta médica ou para exames, transporte de óbito, dor de dente, transferência sem regulação médica prévia, troca de sonda, ferimento com pouco sangue, entorses, cólicas renais.

Vaga Zero

O Samu não precisa consultar cada unidade hospitalar tem vaga ou não. Ele já tem o hospital melhor preparado mais próximo fixo.

O atendimento é realizado através do número 192.

Texto: Alan Prodelik

Fotos: Divulgação.