Prefeitura e parceiros realizam ‘Dia de Campo’ em Leonardos

 

Publicado em: 25/04/2023 13:32 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Whatsapp

 

Agricultor interessado em fazer parte deve procurar a secretaria na Rua Marcílio Dias, número 45, nos dias úteis

A Secretaria Municipal de Agricultura, a Klabin e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram na última sexta-feira (21) em uma propriedade na localidade de Leonardos um Dia de Campo gratuito voltado ao piqueteamento de pastagem e Alporquia do programa Matas Sociais. Participaram aproximadamente 50 pessoas, inclusive de municípios vizinhos, como Imbaú e Rio Branco do Ivaí.

 

A escolha da chácara da família Aguiar não foi por acaso. Eles se inscreveram no último trimestre do ano passado e logo em novembro plantaram as primeiras mudas das gramas forrageiras resistentes as geadas, seguiram corretamente o processo, ouviram os especialistas na produção sustentável na pecuária e menos de um ano já colhem os primeiros resultados, sendo a primeira pastagem do programa no município.

 

‘’Para nós está sendo uma bênção. Para mim é algo muito interessante. Estava passando por momentos difíceis e o programa renovou meu ânimo com as visitas deles e nos ajudam muito’’, disse Rosely de Souza de Aguiar, casada há 37 anos com Roberto Carlos de Aguiar e sempre viveram no campo.

 

Foi feito o transporte da cidade até o local e o evento começou com um café da manhã, em seguida as primeiras falas do secretário Ediam Carlos Groto e depois uma rápida palestra conduzida pelos consultores Lindomar Schimitz e Simone Machado, representantes do Sebrae sobre o que seria ensinado na prática naquele dia. Foi mostrado como que planta a muda das espécies Missioneira Gigante, Amendoim, capins Capiaçu e Kurumi utilizadas na região Sul.

 

‘’[Depois de tudo certo] nós vamos na propriedade, definimos o local de implantação e o planejamento da execução. Nesse sentido entra a prefeitura com a doação das mudas, a Klabin com o Ecosolo, composto de resíduos de cinzas utilizados na adubação do solo e também as consultorias’’ resumiu Lindomar Schimitz.

 

Em outro ponto da propriedade rural, os especialistas ensinaram como fazer piquete, o isolamento do animal para pastar naquele ponto escolhido. Os agricultores fizeram na prática. Foi servido um almoço e na parte da tarde os destaques foram a Alporquia e as dúvidas dos presentes.

 

‘"Alporquia é o nome de uma técnica de produção de mudas de árvores a partir de um galho adulto. É uma alternativa para que em pouco tempo [três a seis meses] consiga-se produzir uma muda adulta enraizada, que sirva nesse caso, para o sombreamento das pastagens’’, explicou a consultora Simone Machado.