Segurança Escolar: Sancionada a Lei que vai colocar agentes nas instituições

Publicado em: 28/04/2023 13:45 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Uma das principais iniciativas e conta com grande aceitação dos pais e responsáveis

Foi sancionada nesta sexta feira (28) a Lei 1369/2023, assinada pelo prefeito Lucas Machado, que cria o cargo de Agente de Segurança Escolar nas instituições de ensino mantidas pela Secretaria de Educação, proposta contida no pacote de medidas divulgado na semana passada. A contratação será via Processo Seletivo Simplificado (PSS) que está sendo organizado.

O Projeto de Lei do Executivo foi costurado depois de várias reuniões entre vereadores e forças de segurança, e encaminhado em regime urgência à Câmara Municipal na primeira quinzena deste mês e aprovado em duas sessões, sendo uma extraordinária no último dia (18).

‘’Mais um resultado do trabalho em conjunto sendo confirmado. Quero agradecer o empenho dos vereadores que aprovaram rapidamente essa demanda, das Polícias Civil e Militar de nosso município sempre vigilantes. Queremos o mais breve possível esses 15 novos servidores em ação, espalhados nas escolas e creches da cidade e interior’’, comentou o prefeito Lucas Machado.

O protocolo promovido em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR) em execução a parte final com os funcionários e na sequência com os alunos, a Patrulha Escolar está atuando com o apoio da Segurança Patrimonial nas escolas, colégios e creches na cidade e interior.

‘’Desde o último dia 12 de abril, a Polícia Militar, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Reserva, tem trabalhado diariamente para atender às escolas e colégios na circunscrição do município, buscando patrulhar e orientar os alunos, professores e familiares a respeito dos acontecimentos recentes. São nove escolas municipais e oito colégios estaduais que são atendidos todos os dias, contando com viaturas e policiais revezando entre visitas e patrulhamento a nos estabelecimentos de ensino, a fim de garantir a segurança da população e bem estar social’’, diz trecho em nota da 3ª Companhia, do 26º Batalhão de Polícia Militar, comandado atualmente pelo tenente Eduardo de Jesus Romblesperger Diniz.

Atuação rápida

A Gestão Municipal vem liderando em conjunto com as demais autoridades nas respostas ao aumento da preocupação dos pais e responsáveis em relação à segurança em salas de aula. Reserva foi um dos primeiros municípios dos Campos Gerais a apresentarem publicamente um plano de combate no último dia 11. Novas ações serão anunciadas em breve em relação à infraestrutura dos locais e com a confirmação da instalação do botão de emergência.