Saúde estende horário de vacinação da gripe e regionaliza a distribuição da bivalente em UBS

Publicado em: 19/05/2023 08:35 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

No interior segue a orientação do enfermeiro local, portanto, não há necessidade de deslocamento à cidade

A Secretaria de Saúde confirmou algumas mudanças nas campanhas da Influenza e da Covid-19 em nosso município. Na próxima semana cada unidade de saúde na cidade vai abrir uma vez, das 17h às 21h, para as pessoas que não tomaram a vacina da gripe, agora liberada para todos os grupos (veja a lista abaixo). Além do horário normal de atendimento nos dias de semana, das 8h às 11h30 e 13h às 17h, às segundas, quartas e sextas-feiras.

‘’A vacinação anual contra a gripe é uma ação inteligente para prevenir a disseminação do vírus e reduzir o número de notificações, hospitalizações e mortes relacionadas à doença. Além disso, um impacto positivo na sociedade como um todo. Ao se vacinar, você reduz o risco de contrair a doença e, consequentemente, diminui a possibilidade de transmiti-la para outras pessoas, especialmente aquelas que estão mais suscetíveis a complicações graves’’, disse Daniel Aparecido Ribeiro, diretor do Departamento de Saúde.

Outras novidades ficam por conta da Covid-19. Todas as terças-feiras serão de imunização para os adultos com a bivalente; bebês, a partir dos seis meses, crianças e adolescentes até 17 anos, com as doses monovalentes. Na Rua Polônia, 882, em frente ao Portão do Cemag, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.

As unidades de saúde do Cruzeiro, São Francisco, Centro, Vila Martins e Ferreira também serão pontos de vacinação da Bivalente às quartas-feiras. Os moradores da UBS Santa Helena podem procurar a Sala de Vacina em frente ao portão do Cemag, na Influenza e Covid-19, respeitando o dia próprio.

A carteirinha, o cartão SUS e o CPF serão exigidos em todos os grupos.

Saiba mais

As vacinas bivalentes são as chamadas segunda geração do imunizante, ou seja, são aquelas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron. Tanto as bivalentes quanto as monovalentes, da primeira distribuição, agem do mesmo modo no organismo, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos protetores e células de defesa contra o vírus Sars-CoV-2. Quando infectada pelo vírus, a pessoa vacinada conseguirá combatê-lo rapidamente, pois já tem imunidade.