Prefeitura e Caixa assinam parceria pioneira no Brasil na construção de casas populares

Publicado em: 18/04/2022 17:15 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Pela primeira vez a Caixa oferece crédito duplo de subsídios para programas habitacionais

O prefeito Lucas Machado assinou na manhã da última sexta-feira (08) na Associação Comercial de Reserva (Acere) o contrato com a Caixa Econômica Federal para construção de mais 50 moradias populares, de um total de 100, subsidiadas pelos programas Casa Verde e Amarela e Casa Fácil Paraná, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O prazo de entrega de 18 meses.

A prefeitura está entrando com o terreno na mesma região do loteamento Santos Dumont, no bairro Campo de Aviação. Além do suporte do governo federal, Reserva é o primeiro município do Paraná que conseguiu incluir as casas também no novo programa habitacional do governo Ratinho Júnior, que disponibiliza R$ 15 mil para cada selecionado.

‘’É um dia importante para nós e para as famílias que estão conseguindo realizar o sonho da casa própria. Algo que parecia inatingível, agora é real’’, disse o prefeito

A Construtora Itagibá ficou responsável pela execução das obras. A residência será entre 42 a 47 metros quadrados, com laje, alvenaria e com dois quartos, sala e banheiro. Todas as 50 famílias foram contempladas com os dois programas de ajuda. No estadual, a renda total não pode passar de R$ 3,6 mil e no federal, a taxa de juros varia de acordo com também a situação econômica familiar.

Cada futuro morador ganhou uma conta-corrente da Caixa e acesso pelo aplicativo para melhor controle financeiro. Um engenheiro ligado ao banco irá acompanhar cada empreendimento de perto. Cada casa foi avaliada em R$ 111 mil e os benefícios do programa Casa Verde Amarela variam. Famílias com renda bruta de até R$ 2 mil a taxa de juros nominal de 4,75%. Nestas condições os subisidios podem chegar até R$ 47 mil, segundo a Caixa.

‘’Esse programa Casa Fácil Paraná foi um esforço conjunto do prefeito, eu [diretor habitacional] e a construtora para mudarmos de programa. Pois essas casas também faziam parte do Casa Verde e Amarela na faixa 2. A mudança para mais de um programa da Cohapar atenderá mais famílias. Esse esforço foi tão exitoso que Reserva foi uma das primeiras cidades atendidas’’, comenta Carlos Erguer, mais conhecido por Tito, diretor de Habitação.

O município de Reserva não possui agência da Caixa, a mais próxima fica na vizinha Telêmaco Borba, que colaborou com os trabalhos da lotérica e da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Habitação. O gerente-geral Arthur Oliveira Rodrigues e Tatiane de Freitas Schirmann, coordenadora do setor de pessoa física, estavam auxiliando na Acere.