‘’Dias D’’ da Influenza e Tríplice Viral ocorrem neste sábado (30)

Publicado em: 28/04/2022 10:29 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Crianças menores de 5 anos, trabalhadores da saúde e idosos de 60 anos ou mais devem ser imunizados em campanhas distintas

Duas campanhas acontecem neste sábado (30) em Reserva promovidas pela Secretaria de Saúde. A Tríplice Viral é voltada para meninos e meninas de seis meses a cinco anos e será no Centro de Saúde em frente ao Colégio Cívico-militar Gregório Szeremeta. Por sua vez, a Influenza é destinada aos idosos de 60 anos ou mais e estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Das 8h às 17h em ambas.

A Tríplice Viral corresponde as vacinas que combatem a rubéola, caxumba e sarampo. Trazer a carteirinha é fundamental. No próximo dia 14 será outro dia de campanha para o mesmo público-alvo, exceto os trabalhadores da saúde, nas UBS da Zona Urbana. Na Zona Rural segue o calendário estipulado pela unidade local.

O Brasil erradicou várias doenças, como a rubéola através do apoio da população, mas na última década vem caindo a cobertura vacinal por conta de um movimento equivocado chamado antivacina.

Mudança no calendário da Covid-19

A Campanha Nacional de Vacinação da Covid-19 ganhou um dia próprio em Reserva. Nas terças-feiras nos horários 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, no Centro de Saúde, na sala de vacinação. Para os públicos que não completaram o esquema vacinal da primeira, segunda, terceira ou quarta doses, independente dos laboratórios Pfizer, Coronavac, AstraZeneca ou Janssen.

A decisão foi tomada para melhorar o acesso aos imunizantes. Um documento com foto, o CPF e são obrigatórios. Para os moradores da Zona Rural, o esquema segue o mesmo, as doses nas unidades do interior. ‘’No interior o enfermeiro continua levando a vacina. Porém, se a pessoa tem dificuldade ou está vindo para a cidade e quer fazer a vacina, não tem problema, vai ser bem atendido também’’, disse Taiane Guadagnin, do setor de epidemiologia.

Tríplice Viral

Data: 30/04/22

Horário: 8h às 17h

Local Secretaria de Saúde (em frente ao Colégio Cívico-militar Gregório Szeremeta)

Público-alvo: Crianças de seis meses a cinco anos incompletos e trabalhadores da saúde

Recomendável: Trazer a carteirinha

Vacinação da Covid-19

Agora: Todas as terças-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

Local: Sala de vacinação no Centro de Saúde em frente ao Colégio Cívico-militar Gregório Szeremeta (Sala da Ana)

Quem precisa tomar? Quem não completou o esquema vacinal, isto é, parou em algum momento, na primeira, segunda, terceira ou quarta doses. Independente do laboratório.

Obrigatório: Documento com foto, CPF e carteira de vacinação.

Influenza (gripe comum)

Data: 30/04/22

Local: Unidade Básica de Saúde mais próxima na cidade.

Público-alvo: 60 anos ou mais.

Recomendável: Documento com foto e a carteira de vacinação.