Na 1a semana, Defesa Civil recebe mais de meia tonelada de mantimentos e litros de água doados aos afetados pelas inundações no Rio Grande do Sul

 

Publicado em: 14/05/2024 09:31 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Whatsapp

 

Na 1a semana, Defesa Civil recebe mais de meia tonelada de mantimentos e litros de água doados aos afetados pelas inundações no Rio Grande do Sul

Doações recebidas e diariamente são recolhidas e levadas ao Corpo de Bombeiros do Paraná, na subdivisão de Telêmaco Borba/divulgação

O Posto de Brigada Comunitária (PBC) da Defesa Civil e ligado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos divulgou nesta terça-feira (14) as primeiras estimativas das arrecadações solidárias destinadas ao povo gaúcho até sexta-feira (10). Foram 343 quilos de alimentos não perecíveis e ração animal, 297 litros de água, 28 itens de limpeza, 110 produtos de higiene e 222 peças de roupas, calçados, cobertores, lençóis, colchas. Esta campanha segue por enquanto até 22 de maio.

 

‘’A tragédia que assola o povo gaúcho comove e choca a todos, ao mesmo tempo, estamos vendo uma bonita resposta de solidariedade de várias formas e unidos nessa grande corrente de generosidade. Você que ainda não participou, traga sua ajuda. Você que já doou e pode ajudar mais, doe. Não será fácil a reconstrução’’, incentiva o prefeito Lucas Machado.

 

 

Seguindo a nova orientação regional, agora existe uma divisão nos locais das entregas. As camisetas, camisas, calças, bermudas, blusas, roupa íntima, casacos, tênis, chinelos, botinas, mantas, cobertas, colchões, colchonetes, toalhas devem ser levados na agência dos Correios, localizada na Avenida Coronel Rogério Borba, número 946, no Centro. Os donativos envolvendo alimentos que compõe a cesta básica, água mineral, limpeza, higiene e ração animal na Defesa Civil, em frente ao Pátio de Obras. O montante do dia é encaminhado diariamente ao 2⁰ Subgrupamento dos Bombeiros de Telêmaco Borba, do Governo do Paraná.

 

No boletim divulgado nesta terça-feira (14) por autoridades gaúchas, 147 mortes confirmadas, 125 desaparecidos, 806 feridos, 538 mil desabrigados, 76 mil em abrigos e resgatados e 2,1 milhões de afetados em 450 municípios. Ainda 11 mil animais salvos.

 

Outros exemplos

 

Desde o começo das inundações, estamos vendo várias mobilizações, espontâneas, nos setores público e privado, associações, igrejas, entre amigos e conhecidos, estabelecimentos comerciais. Na Educação, os alunos dos quintos anos da Escola Municipal Coronel Rogério Borba iniciaram semana passada entre os pais, professores e alunos da instituição a sua própria arrecadação e até o fechamento dessa reportagem conseguiu aproximadamente 130 quilos de alimentos, que será enviada à Defesa Civil. O Colégio Estadual Manoel Antônio Gomes (Cemag) também vem realizando projeto semelhante.

 

Existe a possibilidade de transferência de qualquer valor via Pix e seguindo a recomendação do Governo do Paraná, a chave Pix sugerida é 92.958.800/0001-38, a conta SOS Rio Grande do Sul. Ao fazer a operação, verifique o nome da conta e o banco Banrisul para assegurar o destino correto da doação. Para fazer a leitura do QR Code, é preciso acessar o aplicativo do seu banco.

 

 

 

 


Imagens