Dia D da poliomielite ocorre neste sábado (08) em Reserva

 

Publicado em: 06/06/2024 11:23 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Whatsapp

 

Vacinas de rotina e da gripe também estarão disponíveis neste dia

 

Dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio, a Secretaria Municipal de Saúde informa que neste sábado (08) vai ocorrer o Dia D de vacinação contra a doença nas seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade, das 8h às 16h. Os pais ou responsáveis que ainda não vacinaram precisam levar as crianças de dois meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. O cartão SUS ou CPF e a carteirinha serão pedidos.

No interior será realizado seguindo o cronograma, repassado pelos enfermeiros e Agentes Comunitárias da Saúde (ACS).

 

Os menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal atual para o esquema primário aos dois, quatro e seis meses de idade (três doses da Vacina Inativada Poliomielite — VIP). A poliomielite também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

 

A tradicional gotinha da poliomelite está disponível durante a semana na UBS mais próxima na zona urbana e a campanha termina em 14 de junho. A meta é atingir 95% de imunizados. No Paraná, o último registro da doença foi em 1986, em São José dos Pinhais. Já no Brasil, o último caso foi registrado em 1989, na Paraíba. A poliomielite está erradicada no país há 30 anos.

 

 


Imagens