Prefeitura planeja e executa ações de política de segurança alimentar

Publicado em: 29/06/2022 08:14 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Prefeitura planeja e executa ações de política de segurança alimentar

Alan Prodelik /AssCom

Será criado o Conselho Municipal de Alimentação que coordenará todas as ações com apoio da sociedade civil

Foi realizada ontem de manhã (27), no Barracão Sociocultural, a reunião envolvendo a administração municipal, nas pessoas do prefeito Lucas Machado, os secretários das pastas da Saúde, Thais Didek, Assistência Social, Melina Joslin, Educação, Ruth Eliane Faustin, Agricultura Ediam Carlos Groto e representante do Instituto Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), David Ricardo Caroli.

Em pauta a integração das secretarias nos combates à fome e desigualdade no município. No lugar de projetos isolados de uma ou duas pastas, como a verificação do peso das crianças e a entrega de leite pelo setor da saúde para mais de mil moradores ou distribuição de 200 cestas básicas mensais às famílias carentes acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a ideia é produzir em conjunto outras iniciativas. Será criado o Conselho Municipal de Alimentação que irá coordenar todas as ações com apoio da sociedade civil.

A Educação tem a merenda escolar supervisionada por uma nutricionista nas instituições de ensino, Centro Municipais de |Educação Infantil (Cmeis) e Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (Apae). Também a implantação gradual de um café da manhã antes de começar as aulas para os alunos da Coronel Rogério Borba e Evangelina Bittencourt dos Santos além do recreio. ‘’Essa é a primeira refeição que a criança faz ao chegar para estudar. Temos na Escola Coronel por ser a maior em número de alunos, os meninos e meninas que chegam mais cedo são do ônibus e muitas vezes não têm condições de tomar o café e elas são servidas. Na Evangelina está em implantação por identificarmos a mesma demanda’’, pontuou a nutricionista Sílvia Letícia Marcarini.

‘’Foi um encontro para discutir as diretrizes, tirar dúvidas sobre o tema, quais as estruturas da política e como colocar em prática de forma unificada no município’’, sintetizou David Ricardo Caroli.

Os trâmites envolvem o legislativo local, os governos estadual e federal. Os municípios dos Campos Gerais que possuem essa política de segurança alimentar são Castro, Ponta Grossa e Ortigueira, que está no mesmo estágio de início de Reserva.‘’A segurança alimentar acontece em várias pastas. Existem programas próprios na Assistência Social, na Educação, na Agricultura que já fazem parte disso’’, comenta Melina Joslin, secretária.

Agricultura familiar

A Secretaria Municipal de Agricultura está colocando em prática com recursos próprios o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) dos pequenos produtores, algo semelhante ao que já está sendo feito pelo governo federal. ‘’Nós vamos comprar do agricultor familiar as hortaliças, frutas, verduras, legumes e repassarmos à Assistência Social na distribuição para as famílias necessitadas. Em outros anos foram programas federais, agora será um específico para Reserva’’, diz o secretário Ediam Carlos Groto.