Escola Elvira Rosas vence 2 categorias de Programa Nacional

Publicado em: 02/02/2023 11:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Secretaria de Educação vem aumentando as parcerias público-privadas no fortalecimento da aprendizagem em sala de aula

O ‘Semeando Educação’ da Klabin em conjunto com a gestão divulgou nesta semana as instituições escolares escolhidas de quatro estados participantes. A Escola Elvira Rosas do distrito de José foi contemplada em duas iniciativas ‘Conhecendo a História do Distrito de José Lacerda’ e ‘Alfabetização com Jogos’.

A unidade educacional municipal comporta atualmente 192 alunos, 25 funcionários e na direção a professora Janete Krupek, selecionada entre os ‘Gestores’, e Janete Ribas de Quadra, alfabetizadora no 1º Ano B, na categoria ‘Professores’.

Ribas fala um pouco sobre a experiência que facilitou o aprendizado da matemática com incentivo do programa e recursos como E.V.A numerado. ‘’O tabuleiro quadriculado que eu mesma fiz, e junto com ele os números de 1 a 50, no papel sulfite, recortado para eles preencher a tabela seguindo a sequência dos números. É uma forma diferente, divertida que os alunos gostam muito. Eles interagem e como foi feito em grupo, a interação aumentou. Porque eles aprendem fazendo e brincando também. ‘’, exemplificou a servidora da educação desde 2019.

Outro projeto destacado e contou com a colaboração dos estudantes de todas as turmas e moradores do distrito foi realizado nos meses de agosto e setembro, buscou resgatar a história da localidade em que a divisa com o município de Imbaú é feita por uma das ruas, por exemplo. No Desfile Cívico realizado ano passado, a instituição escolheu como o tema o resgaste das memórias.

‘’Na percepção do cotidiano escolar, verificamos que os nossos alunos não possuem o pleno domínio dos conhecimentos sobre o nosso distrito, bem como a valorização e conscientização das condições atuais do mesmo. É preciso antes de tudo, conhecermos nossa história, nossas culturas, nossa gente, valorizar nossas raízes. No mundo atual, é importante que a escola ofereça aos alunos oportunidades de aprender por meio de diversas linguagens, possibilitando a construção de conhecimentos sobre sua história, a história de suas origens’’, diz trecho do projeto escolhido.

A edição contou com representantes de quatro estados, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.

Texto: Alan Prodelik.