Através de emenda parlamentar, Prefeitura entrega kits modernos de combates para a Defesa Civil

Publicado em: 23/03/2023 14:15 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Assopradores e barreiras de contenção são inéditos nas unidades dos Campos Gerais

A Gestão Municipal entregou de forma oficial ontem (22) os kits de combate da Defesa Civil que foram adquiridos por emenda parlamentar de aproximadamente R$ 50 mil do deputado estadual Evandro Araújo. O parlamentar esteve presente na cerimônia junto com autoridades do Executivo, Legislativo, dos bombeiros e brigadistas.

São seis capacetes com visor, 12 lanternas, dez pares de luvas vaqueta e seis de borracha, seis roupas pantaneiras, duas motosserras de sabres longo e curto com três correntes, seis abafadores, duas mochilas com bombas e dois assopradores e barreiras de contenção cada, o município é o primeiro nos Campos Gerais a receber os dois últimos equipamentos listados da Defesa Civil do Paraná.

‘’Já lembrando que as recentes conquistas para a Defesa Civil de Reserva não são de hoje, mas de algum tempo. O Evandro [Araújo] tem grande participação, por exemplo, na vinda do caminhão-pipa usado pelas comunidades na questão da água, e foi útil no combate a incêndios. Nós também buscamos a reforma, a pintura, troca de telhado e a estrutura em geral. Passamos o valor e os vereadores aprovaram. Outra melhoria alcançada que merece destaque é o desencarcerador, doado pelo corpo de bombeiros de Telêmaco Borba e que fizemos a manutenção’’, elencou o prefeito Lucas Machado em sua fala.

‘’O prefeito Lucas [Machado] tem dado uma atenção extraordinária à equipe da Defesa Civil, com os investimentos já mencionados, e precisava destes equipamentos de última geração que estamos entregando. R$ 50 mil parece pouca coisa, mas não é. Há vários equipamentos com certificação internacional e importados. Desejamos que não seja necessário utilizá-los, mas caso precise em uma emergência a equipe estará melhor preparada para fazer ainda mais a diferença’’, complementou o deputado.

A cerimônia contou com inúmeras autoridades, entres elas, a vice-prefeita Ana Maria Pachalki, a primeira-dama Gabriela Szeremeta, o tenente-coronel Adriano de Mello, da governadoria Estadual da Defesa Civil, , Adjalma de Oliveira, coordenador da brigada local; os vereadores Sueli Justino, Valdemir Hartmann, o vice-presidente do legislativo Augusto Parteka Lopata e José Roberto Taques Szeremeta; secretários e diretores de departamentos.

Concurso

A divisão de Reserva é composta atualmente por nove servidores e deve ganhar mais dois novos integrantes em breve por conta do concurso público que está aberto e com a fase das inscrições online até 13 de abril. ‘’A dica principal é estudar bastante. Não pensar apenas na parte teórica, que é importante, mas principalmente na prática do dia a dia que a profissão é exigente. O condicionamento físico é fundamental’’ orienta Bruno Fidalgo, coordenador do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba.