Prefeitura e parceiros entregam 50 novas casas populares; 100 no total nos últimos anos

Publicado em: 03/06/2023 12:06 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Cada residência entre 42 e 47 metros quadrados, com laje, alvenaria e com dois quartos, sala e banheiro

A Gestão Municipal, a Companhia Paranaense de Habitação (Cohapar), a Caixa Econômica Federal e a construtora Itagiba entregaram oficialmente na manhã desta sexta-feira (2) mais 50 residências populares, no Residencial Santos Dumont, no Bairro Ferreira, subsidiadas pelos programas Casa Fácil Paraná, o atual Minha Casa, Minha Vida e com terrenos cedidos pelo Município. Investimentos de 5, 9 milhões nesta etapa.

As famílias foram sorteadas pela Cohapar com apoio do Departamento de Habitação, através do Cadastro Municipal de Habitação recebem até três salários-mínimos, um dos principais critérios. Em abril de 2022, o prefeito Lucas Machado assinou com a Caixa a inclusão do recém-lançado na época Casa Fácil Paraná ao planejamento já existente desde 2017, tornando mais atrativo na questão de apoio financeiro.

‘’Na segunda fase entramos com uma parte muito importante, quando o Governo do Estado mais o Álvaro [construtora] nos procuraram falando do lançamento do novo programa habitacional que o governador estava lançando e ajudava as pessoas com a entrada, e Reserva tinha a possibilidade da inclusão dessas casas no programa. Na mesma hora articularmos politicamente e com a empresa para serem incluídas’’, relembrou o prefeito Lucas Machado.

Foram montadas duas tendas e a cerimônia começou com as dezenas de autoridades sendo chamadas, na sequência os hinos do Brasil e Reserva e depois cinco novos proprietários foram escolhidos para receberem as chaves das autoridades, representando o grupo inteiro, que foi sendo chamado individualmente no final.

Outra autoridade que falou foi Álvaro Valério, diretor comercial da construtora. Entre vários agradecimentos, contou que no passado seus avós também precisaram de ajuda governamental e se identifica com cada casa feita. ‘’Hoje, parente próximo de um beneficiário, eu entendo o sentimento que vocês estão vivendo. Nós construímos casas com esse sentimento familiar’’, disse emocionado.

Também discursou o diretor de obras da Cohapar, Ademir Bier. Representando a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado Evandro Araújo esteve presente. ‘’A política pública conduzida com dinheiro público que o governador canalizou para cá e muito bem-vinda. E o Governo Municipal teve a responsabilidade de organizar e não criar entraves para que o empreendimento não acontecesse. É fundamental quem administra saiba usar em favor das maiores necessidades do povo e a habitação é uma delas (…) Muitos municípios têm padecidos, pois aqueles que governam têm sisos omissos, não se levantam da cadeira e não correm atrás. Aqui em Reserva não tem isso, aqui tem compromisso, tem trabalhado’’, exemplificou o deputado.

Estiveram presentes também a vice-prefeita Ana Maria Pachalki, os vereadores Irael Malaquias, Sueli Justino da Luz, Valdemir Hartmann, José Roberto Szeremeta, Carlos Roberto Tosta, Augusto Parteka Lopata, o diretor atual de Habitação Carlos Expedito Berger e o ex-diretor Ernani Sobczak, o gerente-geral da Caixa Econômica Federal de Telêmaco Borba, Artur Oliveira Antunes.

Relembre a primeira entrega clicando aqui.