Prefeitura lança inédito cartão-alimentação voltado às famílias carentes atendidas pelo Cras e Creas

Publicado em: 01/07/2023 09:47 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Estão sendo acolhidas inicialmente 300 famílias, o triplo registrado no começo da pandemia e com demanda crescente por conta dos reflexos causados

Foi realizado nesta sexta-feira (30) a cerimônia no Barracão Sociocultural de lançamento do programa assistencial que substitui a cesta básica por um cartão com saldo em que a pessoa pode comprar alimentos e produtos de casa em estabelecimentos conveniados. No momento nos supermercados Lobacz, Muricris e Líder. O comerciante interessado em participar deve enviar um e-mail no endereço [email protected] para saber mais detalhes.

O prefeito Lucas Machado comentou dessa modernização do processo. ‘’Esse cartão é um desejo do município há muito tempo. O município tinha essa ajuda solidária, mas nossa meta era não somente aumentar a colaboração, mas diversificar. Sabemos que existem várias situações, famílias que precisam vez ou outra, outras não, de ajuda dos programas sociais. Nossa intenção com a diversificação é melhorar a forma de atendê-las’’, disse ele.

Os beneficiários receberão uma quantia mensal de R$ 120 a R$ 180, dependendo da quantidade de membros familiares e todos são acompanhados pelos assistentes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A iniciativa foi criada para facilitar e dar mais liberdade na escolha dos produtos que compõe a cesta de mantimentos tradicional.

‘’Quero compartilhar com vocês. Eu fui visitar um lar e seus moradores tinham algumas cestas armazenadas com as sobras delas. Olhamos e perguntamos por qual motivo, e eles responderam que fubá não usavam porque ninguém gostava e ficava guardado. Mas o macarrão é o primeiro que seus filhos pediam e rapidamente acabava’’, exemplificou a secretária Melina Joslin Marochi

Estão proibidas as compras de bebidas alcoólicas, cigarros, ração para pet e a cesta básica tradicional não está totalmente descartada, mas será usada em casos específicos, como solicitadas por moradores de rua e pessoas não cadastradas no Cadastro Único.

Texto e fotos: Alan Prodelik.

Estiveram presentes também as autoridades os secretários Elvis Dupsk [Obras e Serviços Públicos] Ruth Eliane Faustin [Educação] e o vereador José Roberto Taques Szeremeta.