Cultura de Reserva participa da 1ª Conferência Intermunicipal

Publicado em: 26/10/2023 11:13 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Depois do pioneirismo na edição municipal em abril, mais um importante passo foi dado com trocas de experiências

Uma comitiva de Reserva com aproximadamente 30 pessoas compareceu na última terça-feira (24) na 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, na cidade vizinha de Imbaú, no Centro de Convivência do Idoso. Complementaram os representantes de Ortigueira, Telêmaco Borba e Ventania.

O evento contou com as presenças dos secretários dos municípios envolvidos. A secretária Ruth Eliane Faustin destacou a importância da ocasião. ‘’Fiz questão em estar aqui nesse momento grandioso, ao lado dos meus colegas, na reafirmação dos propósitos pela Cultura, agora em nível regional. Em Reserva estamos reconstruindo o seu papel, com a visão a longo prazo do prefeito Lucas [Machado] e uma competente equipe, liderada pela [diretora] Thelma, dando voz a um setor fundamental e que estava deixado de lado’’, disse ela.

A conferência foi conduzida na maior parte do tempo por Andressa Oliveira, agente regional da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). Foram discutidos em grupos temáticos melhorias voltadas ao setor. lém de eleger dirigentes nas fases estadual e federal. O servidor público Fernando Wauricki, conhecido popularmente por Polaquinho Gaiteiro, foi escolhido por votação popular dirigente governamental.

Povos originários

Outro destaque foi a participação indígena dos membros da aldeia Queimadas, da tribo dos Caingangues, do distrito de Ortigueira. Eles realizaram uma apresentação artística com músicas e danças que falavam sobre os antepassados, a terra e agradecimentos. Em uma demonstração de representatividade, o técnico de enfermagem, membro da tribo e com o nome civil de Eliseu Aparicio, também foi eleito.

Houve uma ação solidária com forte participação da Secretaria de Educação e Cultura. Os cinco municípios foram convidados em doar mantimentos, como macarrão, óleo e feijão para uma comemoração muita aguardada pela aldeia, o batismo tradicional da indígena Ariz To Mrig Aparicio, que será em 25 de novembro.

Social

O evento terminou com uma segunda apresentação, agora de um projeto beneficente de capoeira envolvendo crianças de Imbaú. Outro programa semelhante está disponível em Reserva, por meio do Departamento de Esportes e Lazer.

Texto e fotos: Alan Prodelik.