Com ‘dobradinha’ de festividades, Reserva ‘inaugura’ uma nova fase da Cultura, celebrar suas origens

Publicado em: 14/11/2023 13:26 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

A expectativas de outros eventos temáticos homenageando a contribuição cultural local

A Secretaria de Educação e Cultura e a Comunidade Ucraniana realizaram no último sábado (11) no Clube Reservense a junção do tradicional Luau na Praça e a 1ª Noite Ucraniana. Os eventos lotaram as dependências da tradicional casa de shows do município, coroando com a apresentação do Grupo Folclórico Spomen, de Mallet. Sorteios com brindes com adivinhações de significados de palavras entre as músicas.

Foi realizado um cerimonial que começou com a execução de três hinos, da Ucrânia, Brasil e Reserva, com participação da Banda Municipal. Vestidos com roupas típicas, três pessoas carregaram mastros com as bandeiras e a oradora visitante Márcia Kozar Trojan explicando aspectos da cultura ucraniana, simbolizadas também no pão e sal.

As autoridades foram convidadas a subir no palco e o prefeito Lucas Machado discursou e descontraiu o público pronunciando uma palavra em ucraniano, Nadobranich, quer dizer boa noite. ‘’Muito obrigado por terem aceitado a nossa proposta, junto com as lideranças da Comunidade Ucraniana. Quando chegou a mim essa ideia trazida pela Thelma [Rosana Heil, diretora da Cultura], aceitei na hora. Fazer esse evento em conjunto para agradecer, reconhecer de uma forma geral os ucranianos, mas também todos os outros descendentes de outras culturas que ajudaram e ajudam a construir esse município de 102 anos. Alemães, poloneses, japoneses, russos e tantas outras nacionalidades. [...] Fico muito feliz, diante de tantas outras realizações, ser o primeiro prefeito a fazer a 1ª Noite Ucraniana, que vamos ter outras nos próximos anos se Deus quiser e quem sabe com outras nacionalidades homenageadas’’, disse o mandatário.

As barracas foram instaladas no estacionamento do clube e algumas estruturas na parte interna principalmente nas áreas de camarote e na entrada. Outro destaque foi a decoração, inspirada nas cores da bandeira do país do Leste Europeu. Alunos da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, do distrito de Campinas Belas, montaram o memorial com fotos, objetos, artesanato. Os ucranianos reservenses representam em média 10% da população, de maioria católica e contam com uma paróquia do rito oriental, a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conduzida pelo padre Josafat Roiko, que esteve na cerimônia e fez a parte de oração.

Um pouquinho de cada lugar

O Grupo Folclórico Ucraniano Spomen, que quer dizer lembrança, veio gratuitamente às festividades e de contrapartida a Secretaria de Educação custeou o transporte e a alimentação. Apresentaram um show de aproximadamente de 1h30min com danças típicas das regiões de Hutsulschyna, Bukovyna, Zakarpattia, Volyn, Polissia, Halychyna/L’vivschyna, Boykivschyna e Poltava entre os adultos e da Região Central da Ucrânia a divisão composta por jovens e crianças, Sadok [Jardin]. A companhia foi fundada em 1993 na cidade de Mallet e são atualmente 80 pessoas envolvidas, sendo 56 artistas no palco e a restante na organização. Com figurino desenvolvida na própria cidade.

Estiveram presentes também a primeira-dama Gabriela Szeremeta, vice-prefeita Ana Maria Pachalki, a secretária Ruth Eliane Faustin e a diretora do Departamento de Cultura, Thelma Rosana Heil.

Texto: Alan Prodelik

Fotos: Tatiane Galvão