Prefeitura investe R$ 70 mil em mais equipamentos para a Defesa Civil

Publicado em: 25/04/2024 17:47 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

A Gestão Municipal entregou nesta quinta-feira (25) os novos produtos de combate a incêndios adquiridos pela primeira vez com recursos próprios no valor total de R$ 70 mil para os agentes do Posto de Brigada Comunitária (PBC) A solenidade contou com as presenças do prefeito Lucas Machado, o tenente-coronel do 2º Grupamento de Bombeiros do Paraná (2º GB) Rafael Lorenzetto e o coordenador local, Adjalma de Oliveira.

‘’São várias melhorias que colocamos em prática nos últimos anos, mas sempre em parceria com os  bombeiros, seja na assistência e orientação. Já conseguimos muitos avanços e vamos avançar ainda mais (…) Quem precisa encontra uma equipe preparada e superequipada’’, disse o prefeito Lucas Machado.

‘’Parabenizo o senhor e toda a sua equipe pela excelente gestão que tem sido feita à frente do PBC. Reflexo disso são os novos equipamentos, melhorias nas estruturas e tudo que tem sido realizado para que o efetivo possa trabalhar com dignidade, prestando serviço à população com 100% de eficiência’’, comentou Lorenzetto.

Atualmente são oito brigadistas e cada um ganhou um kit contendo em valor por unidade, capacete de R$ 1,9 mil, jaqueta R$ 2,1 mil, calça R$ 1,7 mil, capuz balaclava, luva vaqueta e botas que somam R$ 1,2 mil.

Estiveram presentes também o secretário de Gabinete Wagner Luiz Martins; capitão Bruno Fidalgo, comandante do 2⁰ Subgrupamento de Bombeiros de Telêmaco Borba, subtenente Edson Roque, 2⁠º sargento Carlos Roberto Soares, responsável militar do PBC reservense. Os contatos para emergências são 199 e 193, funcionando 24 horas em todos os dias.

Breve histórico

No final de 2022 foi entregue a ampliação e modernização do local promovido pela Prefeitura no valor de R$ 200 mil. Por meio de emendas do deputado estadual Evandro Araújo, em setembro do ano passado, a unidade recebeu oficialmente uma viatura para agilizar nas ocorrências e em março do mesmo ano, equipamentos de última geração, sendo seis capacetes com visor, 12 lanternas, dez pares de luvas vaqueta e seis de borracha, seis roupas pantaneiras, duas motosserras de sabres longo e curto com três correntes, seis abafadores, duas mochilas com bombas e dois assopradores e barreiras de contenção.

Além de possuir um caminhão de bombeiros autobomba tanque e um desencarcerador, reformado em 2021, doado pelo Estado do Paraná, através do subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba e em junho do mesmo ano foram distribuídos também uniformes aos servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, no qual está inclusa a Defesa Civil.