Coleta de lixo eletrônico acontece neste sábado em Reserva

Publicado em: 12/07/2022 09:20 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Local será na Praça Frei Ivo Bonamigo, popularmente conhecida por Praça da Matriz

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, programou neste sábado (16), das 8h às 17h, o recolhimento de lixo eletrônico. O morador irá trazer à praça e uma equipe da secretaria vai separar e repassar para uma empresa especializada em descarte.

Os equipamentos eletrônicos aceitos são divididos em quatro categorias e por cores, a linha verde são celulares, notebooks, impressoras, mouses, teclados, computadores de mesa. Na linha azul os eletroportáteis em geral, batedeiras, liquidificadores, feros elétricos. Na linha marrom as televisões de tubo, plana, Smart TV, monitores, equipamentos de áudio e vídeo. Na linha branca os itens que costumam ter em cozinhas e lavanderias, como freezer, geladeiras, fogões, micro-ondas, máquinas de lavar.

‘’Eu vejo com grande importância essa coleta, principalmente o lixo eletrônico. Ele acaba degradando o nosso meio ambiente. Vamos pensar então em rever nossos conceitos e buscar a conscientização. Podemos fazer outras vezes [dependendo do sucesso desta edição] e quem sabe até nos bairros, mas acredito que tendo um ponto estratégico de referência, o pessoal pode colaborar muito agora’’, comentou o secretário Ediam Carlos Groto.

Reciclagem

Atualmente o município conta com uma cobertura de 60% de coleta seletiva e no final de junho recebeu do governo do Paraná mais um caminhão-baú de coleta, que vai expandir para a Zona Rural o atendimento com apoio da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Anta Gorda (Acamarango).

Outro projeto sustentável em andamento é o Papa-Pilha. Todas as turmas das escolas municipais estão trazendo de suas casas pilhas e baterias usadas e colocadas em um recipiente chamado Papa-pilha. A sala mais engajada vai ganhar um piquenique no Sítio Santa Bárbara no final do ano em parceria com uma instituição financeira.

Atualizado em 12/07/22, às 11h22.