Samu registra 1,6 mil atendimentos desde sua implantação no ano passado

Publicado em: 09/11/2023 11:18 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Desde 2019 já havia sido disponibilizado para o Município uma ambulância cedida na época pelo consórcio, porém não havia sido colocada para o funcionamento

A Secretaria de Saúde e Vigilância e o Consórcio Intermunicipal do Samu Campos Gerais (CimSamu) divulgaram nesta quinta-feira (9) o relatório consolidado até outubro na atuação do serviço gratuito à população, que em Reserva começou suas atividades no primeiro quadrimestre de 2022. Foram 947 chamados somente neste ano, aumento de 31% em relação a 2022.

Divididos por categorias, 77% casos clinicas, 8,5% causas externas, 6,1% psiquiátricos, 4,8% acidentes de trânsitos e 3,1% ginecológicos e obstétricos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) veio para colaborar em conjunto no trabalho desenvolvido pelos servidores da Saúde.

‘’Os números comprovam, o Samu vem sendo um programa com êxito no município, não importa a distância, mas ele só conseguiria esse resultado com o trabalho em sintonia com os diversos servidores da Saúde que trabalham como um único time’’, disse o prefeito Lucas Machado.

Um exemplo foi no último domingo (5). Uma criança de dois anos deu entrada no Pronto Atendimento Municipal (PAM) com crise severa de asma, recebeu os primeiros cuidados na própria unidade e na sequência foi acionado o Samu para o transporte direto no Hospital Doutor Feitosa, através do programa Vaga Zero, situação em que o Samu não precisa consultar cada unidade hospitalar tem vaga ou não. Ele já tem o hospital preparado mais próximo fixo. A criança passa bem e já recebeu alta.

O telefone do Samu é o 192 e sua base fica junto ao PAM.