Prefeitura coloca para rodar novos Cras Móvel e caminhão caçamba nesta semana

Publicado em: 11/03/2024 17:51 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

A Gestão Municipal anunciou recentemente dois novos investimentos nas secretarias de Assistência Social e Obras e Serviços Públicos com as chegadas de uma ‘van escritório’ no valor de R$ 349 mil, adaptada para o novo programa local Cras Móvel e um caminhão caçamba de R$ 530 mil por meio de emendas parlamentares dos deputados estadual e federal Leandre Dal Ponte e Beto Preto, respectivamente.

‘’Nós sabemos que muitas pessoas têm dificuldades em vir pessoalmente ao Cras, principalmente da Zona Rural e bairros mais afastados da unidade, muitos dos serviços não chegam. Nós queremos que o Cras Móvel vá ao encontro dessas pessoas, diminuindo a distância das famílias com os serviços ofertados’’, disse o prefeito Lucas Machado.

O distrito de José Lacerda foi a primeira a ser atendida, nesta segunda-feira (11) em frente ao Posto de Saúde. O Rio Novo será nesta terça-feira (12) também a unidade de saúde como localização e Pinhal Preto, na próxima quinta-feira (14) a van estará estacionada próximo ao Colégio Estadual Albano Guimarães Martins, nos horários das 10h ao meio-dia e nesses dois locais, o veículo vai circular pelas ruas após o almoço em outros pontos. O projeto Cras Móvel foi elaborado desde 2021 pela atual gestão e contou com indicações dos vereadores Valdemir Hartmann e Sueli Justino da Luz.

Com os nomeados do concurso público realizado ano passado, a secretaria montou uma equipe exclusiva para o programa itinerante, com assistente social, psicólogo, entrevistador e motorista. As pessoas podem atualizar o cadastro do CadÚnico, solicitar e tirar informações sobre programas sociais, benefícios eventuais e as oficinas oferecidas.

Frota em expansão

O caminhão caçamba basculante, marca Mercedes Benz, modelo Atego foi adquirido por meio do Plano de poio ao Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Paraná (PAM). O veículo será utilizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos nos atendimentos urbanos e já começa a ser usado nesta semana. Nos últimos três anos, mais de 80 maquinários foram adquiridos com recursos próprios e de emendas parlamentares no aumento e renovação da frota.